Connected successfully /******************************* Carregando opções *******************************/
clique / click / щелкнуть Você sabia? Did you know?
Sobe o Cristo redentor, não era para ser a imagem do Cristo Jesus. A ideia era homenagear princesa Isabel. Após a princesa assinar a lei que libertava todos os escravos, abolicionistas a procuraram e fizeram a proposta da homenagem. Ela agradeceu a honra, mas deixou claro que o verdadeiro redentor seria Cristo Jesus. Houve o golpe da república e o projeto do Cristo redentor foi paralisado (a república tornou o Brasil, um país laico - sem religião oficial). Alguns anos depois, a igreja católica a fim de se reaproximar do Brasil, trouxe de volta a ideia de construção do Cristo redentor.
Sobre o Pão de Açúcar, em 1912 não havia equipamento de guindaste; helicóptero; drone... como carregar o cabo até o outro morro???! Meu amigo, você não vai acreditar! Havia um engenheiro chamado Augusto Ramos, a solução foi subir o morro. Eles contrataram alpinistas suíços para subir o morro carregando cordas nas costas. Claro, no topo do morro eles usaram roldanas e guinchos manuais para puxar os cabos de aço (deveria pesar toneladas). Tudo isso sem engenharia moderna, apenas alguma engenharia, é claro, e muita audácia. Você gostaria de fazer isso em 1912? O busto de Augusto Ramos está no topo do Pão de Açúcar e ninguém sabe disso.
Em 06/08/1710 Jean-François Duclerc e depois, SETEMBRO/1711 René Duguay-Trouin. Piratas ou corsários que sequestrou/sequestraram o Rio de Janeiro ???!! O Brasil também tem a sua tragédia de SETEMBRO xx11 !
A lenda da noiva de Santa Rita em Paraty/RJ - Diz a lenda que uma moça (devota de Santa Rita) iria realizar seu sonho de se casar na igreja de sua amada santa. Sua família e a cidade se engajou nos preparativos para este grande dia para a moça, mas na véspera de seu casamento, não acordou pela manhã (estava morta! Paraty ficou extremamente comovida "pensava-se na injustiça divina" (como na história de Drácula em que principe Vlad se vê traído por Deus e termina relações com a eternidade), autoridades e a igreja de Santa Rita concordaram sepultar a moça na igreja. Foi um velório e sepultamento extremamente emotivo (ouvia-se o choro dos anjos no céu), o noivo se desesperava e não deixou o túmulo da moça (dentro da igreja), até que todos foram para suas casas e igreja precisava fechar. O rapaz, desolado, ficou então na praça da igreja. O tempo passou, noite caiu... o noivo finalmente foi pra casa e durante seus pesadelos tinha visões da noiva ofegante e barulhos como "batidas em madeira", então o noivo voltou à praça da igreja (era lua cheia), após algum curto tempo, um vulto vestido de noiva saindo da igreja transpassando a porta de entrada em direção ao chafariz da praça da igreja. Feliz e assustado, o noivo não perderia a chance de ter sua noiva de volta e foi atrás da mesma, encontrando-a no chafariz de frente à igreja. Emocionado, declarou-se para a moça e a perguntou o que estava fazendo. A moça olhou para o rapaz e disse "- Fui enterrada com sede! Após a resposta ao rapaz, a noiva desaparece sem explicação... o rapaz buscou autoridades da cidade e o padre para saber o que seria??? Onde estaria???! Dia seguinte, padre; autoridades; polícia e curiosos fizeram a exumação forçada do corpo e perceberam que ela poderia ter sido salva, pois seu corpo estava de bruços e a porta do caixão com muitos arranhões!!! Isso causou tanto assombro à cidade que, o reverendo padre decidiu transferir o chafariz para dentro do igreja (nas noites em que a noiva aparece, não assombraria a cidade (tudo aconteceria dentro da igreja). Recomend-se que rapazes solteiros não passem perto da igreja em noites de lua cheia, pois esta história vem da época caiçara (antigos povos de Paraty), o noivo não é mais vivo... mas a noiva, ainda deseja se casar.
Cultura caiçara - você que gosta das músicas do grupo Charlie Brown Jr, deve ter ouvido saudoso Alexandre Magno Abrão (Chorão), vocalista da banda, falar sobre "cultura Caiçara", uma manifestação cultural de Paraty e também das regiões litorâneas de São Paulo; norte do Paraná e Sul do Rio de Janeiro. Foram povos (ainda existentes, mas em extinção) que se desenvolveu da mistura das tradições indígena; africana e portuguesa (é, Europa também). Adaptaram-se ao ambiente litorâneo e à vida voltada ao mar. Relação íntima com o mar; a pesca artesanal (preservação dos recursos marinhos e garantir a sustentabilidade), tão importante que festas tradicionais são feitas em homenagem aos santos padroeiros dos pescadores. Uma dessas festas que mais se destacam em Paraty é a de São Benedito e Nsa Sra do Rosário.
A revolução Farroupilha tenta lembrar orgulho, mas o gaúcho (de chapéu e cavalo), na verdade "ANDAVA A PÉ" (PEÃO trabalhando na fazenda da elite), a revolução foi "PRA ELITE". Houve algumas vitórias sobre tropas imperiais, inclusive o italiano Joseph Garibaldi, lançou-se à Santa Catarina e por lá, venceu batalha declarando a "REPÚBLICA JULIANA", mas essa iniciativa não vingou! Essa república não permaneceu... caso importante, é que O IMPÉRIO TINHA OUTROS CONFLITOS ao redor do Brasil... o imperador do Brasil, nessa época, era "menor de idade" (em 1835 tinha 10 anos), já por volta de 1843 o exército farroupilha sofreu certa "fadiga; falta de dinheiro para armas; remédios - manter uma guerra era caro", então o império já resolvido de outros conflitos envia lá do RJ, Duque de Caxias que começa a "desistência honrosa" da tropa farroupilha! Só ajudou a elite! Os líderes farroupilha ocuparam postos no exército; taxaram o charque uruguaio... Aos negros escravos (que prometeram liberdade), parte eram os lanceiros negros e outra parte eram vendidos pela própria revolução como escravizados no Uruguai! Estes "escravizados traídos pela revolução" ainda tiveram sorte, pois os que ficaram para lutar, foram massacrados em esboscada dos próprios líderes Farroupilhas na batalha dos Porongos!! Detalhe importante: - Os lanceiros negros foram convocados (obrigados por Davi Canabarro, a deixarem seus cavalos e armas - os negros pensaram que fossem ganhar a sonhada liberdade e assim o fizeram, deixando cavlos e suas lanças) para que fossem TRAÍDOS / "massacrados pelas tropas imperiais". Lembra-se da revolução como "ÚNICO ESTADO À DESAFIAR O IMPÉRIO", mas se estudassem, pelos resultados, seria o único povo que comemora uma guerra que não cumpriu ideal nenhum pro povo (aos negros, prometeram liberdade, mas ecravizaram e, após retirar suas armas, os massacraram).

Duque de Caxias (patrono do exército brasileiro e um CARIOCA), em 1842 foi nomeado presidente e governador das armas da província do Rio Grande do Sul, que estava rebelada desde 1835. A Farroupilha demorou muito mais do que as outras revoltas para ser suprimida, mas Caxias conseguiu “pacificar” a província em 1845. Em virtude da importância do feito, foi confirmado marechal de campo, efetivo, e elevado a conde de Caxias. Concorreu ao Senado pelo Rio Grande do Sul e foi escolhido na lista tríplice pelo imperador. Tomou posse do cargo vitalício do SENADO DO RIO GRANDE DO SUL no ano de 1846. Por fim, comemoram uma guerra que perderam!


Fontes: (livros escolares não detalham todos os fatos, é necessário pesquisar).

https://juntos.org.br/2021/09/a-revolucao-farroupilha-e-o-apagamento-da-historia-negra-no-rio-grande-do-sul/

https://www.todamateria.com.br/guerra-dos-farrapos/

AQUI, NO ARQUIVO NACIONAL!

https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/sites-tematicos-1/brasil-oitocentista/conheca-o-acervo/duque-de-caxias-rt