Arte Breve histórico Referência
bibliográfica
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referência
Um privilégio poder entrar na igreja (que Tiradente não pôde), é bem mais simples (comparada às outras), mas muito importante para a história. Joaquim José da Silva Xavier (Tiradenetes), ajoelhou-se nessa pequena escadaria da Nsa Sra da Lampadosa e fez suas últimas preces antes de partir para forca. Condenados eram proibidos entrar na igreja. Lembrem que de todos os condenados da inconfidência mineira, ele foi o único morto. Eu acredito que seria porque todos os outros eram padres ou políticos, ele era sargento do exército (cargo menos importante pra época - e médido dentista), mas foi pego pra "bucha". Ficou preso no que hoje é chamado "palácio Tiradentes" (em frente tem sua estátua - que parece muito com Jesus - a estátua não usa farda e sim, um manto). >
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A arquitetura do RIO ANTIGO é marcante! Uma riqueza da Belle Époque (evento em todo mundo pelo menos até 1914 quando houve a 1ª guerra). Esta é a igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, centro - RJ (tipo de passeio interessante pra se fazer a pé). Esta igreja fica próxima à Praça Tiradentes e ao real gabinete português de leitura. Na praça Tiradentes (uns 20 passos à equerda), você enxerga um monumento à D. Pedro I sobre seu cavalo (com algumas características brasileiras como a BOTA de cavaleiro e BOMBACHA tipo dos gaúchos e paulistas de época), é que D. Pedro I estava criando/adotando estilo brasileiro próprio, largando a tendência européia (muito bem retratado nas pinturas do francês Debret). Na praça, você vê D. Pedro I desembanhando "a constituição". O monumento é à D. Pedro I (criador do império Brasil), a lógica do nome ser PRAÇA TIRADENTES talvez seja porque foi nesta igreja que Tiradentes teria feito suas últimas preces antes partir para a forca. É triste, mas é a história! ELE SE AJOELHOU NA ESCADARIA e fez as preces alí, pois CONDENADOS não podiam entrar em igreja. Ele fez suas preces na escadaria e seguiu para a execução na forca. >
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A igreja de Nsa Sra de Lampadosa, é de 1814, mas a construção atual remonta 1936. A imagem no alto da igreja lá ao centro, é Nsa Sra da Lampadosa (está bem deteriorada), mas a imagem é representada por uma jovem mãe tendo à mão direita elevada à altura do ombro um coração (símbolo do amor) e no braço esquerdo Jesus menino que, por sua vez, tem à mão esquerda uma pomba que representa o Espírito Santo. É que na realidade essa é a imagem de Nª Sª do Rosário, mas como foi trazida da Ilha de Lampadosa (que fica no Mediterrâneo entre a Sicília e o Norte da África), passou a ser conhecida por Nª Sª da Lampadosa (que lá no Mediterrâneo era cultuada por escravos trazidos da África por italianos). Contagiados pela semelhança, passou a ser também, Nª Sª das Candeias. Nsa Sra de Lampadosa é considerada protetora dos escravos (algumas versões dizem que Lampadosa era uma imagem da virgem Maria, particularmente vejo mais semelhança na Nsa Sra do Rosário). Por volta de 1714, frades que faziam devoção à esta imagem na igreja do Rosário receberam este pequeno lote onde construíram uma pequena capela. Em 1747 veio a igreja (após a capela de 1714). Esta versão da foto foi outra construção deta igreja em 1936. Agora a cereja do bolo: - Ao lado desta igreja, mais à esquerda fica a Praça Tiradentes. Tiradentes antes de ir para a forca, ajoelhou nas escadaria deste templo e assistiu parte da missa (não podia entrar, CONDENADOS não podiam adentrar templo nenhum), nem para a última prece. >
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Arquitetura interessante, mas bem simples se comparado à candelária. É que no início do séc XVIII, utilizou-se um altar da igreja de Nsa Sra do Rosário para Nsa Sra da Lampadosa. Com a doação de um terreno, foi construída a igreja por volta de 1740. Em 1930, a 1ª igreja (de 1740) foi demolida e construída esta que está aí em estilo NEOCLÁSSICO HISPANICO. >
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Nsa Sra de Lampadosa (nome diferente, certo?) É porque vem do mediterrâneo (é a ilha de Lampedusa) onde a virgem Maria teria aparecido a um italiano capturado por piratas turcos no século XVI. No Brasil, a devoção se acentuou por meio dos escravos cativos (talvez esse tema relacionado à captura / escravidão) e a santa ter aparecido à um italiano que acabara de ser feito cativo fez com que fosse buscada pelos escravos. >
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É interessante encontrar esses textos, o que prova que a escravidão teve seus "tentáculos" de muitas formas; cores; religiões; guerras tornaram filhas de reis escravas... a própria palavra VIKING em algumas culturas significa pirataria. LAMPADOSA parece o nome da santa em sí, mas não é. Trata-se de mais uma representação da virgem Maria (a mesma mãe de Jesus). Preste atenção na imagem: em uma das mãos, um coração (no seu desenho real - UM ÓRGÃO HUMANO), não aquele S2 que todo mundo representa (vejam é o própro órgão humano), é representação do amor... na outra mão, Jesus Cristo segurando uma pomba (é a figura do Espírito Santo). >
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Joaquim José da Silva Xavier, o TIRADENTES FICA PRESO DURANTE CINCO DIAS na Cadeia Velha antes se ser levado à forca na manhã de sábado, 21 de abril de 1782. Ele caminhou em procissão até a Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), onde foi morto. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas e depois houve discursos de aclamação à rainha. >
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https://www.palaciot
iradentes.rj.gov.br/
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Monumento à Dom Pedro I na Praça Tiradentes (pertinho da igreja de Nsa Sra Lampadosa - onde Tiradentes fez suas últimas preces). Esse monumento é inovador! É a primeira escultura pública (cívica) do Brasil inaugurada em 30/03/1862. Na realidade deveria ter sido inaugurada em 25/03 (ratificação da constituição de 1824), mas fortes chuvas adiaram o evento. Este monumento está de frente NA DIREÇÃO à academia imperial de Belas Artes (lá na cinelância - próximo à Praça XV). D. Pedro II o inaugurou! É uma das maiores peças de arte em bronze das Américas e obra introdutiva da escultura romântica no Brasil. D. Pedro I segura a carta da constituição de 1824. É preciso tempo pra observar que na base há 4 figuras de rios brasileiros: AMAZONAS; PARÁ; MADEIRA e SÃO FRANCISCO. Veja que um pouco abaixo do cavale, exisem grupos esculturais como ÍNDIOS; ANIMAIS SELVAGENS e PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA. Na face principal, junto das armas brasileiras, lê-se: “a d. Pedro Primeiro gratidão dos brasileiros”. Se eu consegui enxergar direito, D. Pedro I na escultura mesmo, usa um COCAR de penas. Através das obras do pintor Debret, você nexerga que D. Pedro I tentava outro caminho fora dos costumes europeus como a BOTA de CAVALEIRO e A BOMBACHA (que os cavaleiros gaúchos e o pailista também usavam). >
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http://www0.rio.rj.g
ov.br/patrimonio/pro
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